quinta-feira, 11 de junho de 2009

as dez comidas mais estranhas do mundo

1. CARANGUEJEIRA FRITA - País/Região - América do Sul, sul da África e Austrália

A caranguejeira (ou tarântula), apesar de pavorosa, não é venenosa. A parte mais cobiçada é o abdômen, pois é lá que fica a maior parte da carne. Na cabeça estão as vísceras e no restante do corpo não há muito mais o que comer.

Curiosidade - Os maiores consumidores de caranguejeira são os índios na América do Sul e os aborígenes na Austrália.

2. CALDO DE TURU - País/Região - Brasil

O turu é um molusco de cabeça dura e corpo gelatinoso. Tem a grossura de um dedo e vive em árvores podres, caídas. É consumido na ilha de Marajó e no interior da Amazônia. Pode ser saboreado vivo e cru. Rico em cálcio, tem sabor semelhante ao dos mariscos e é tido como afrodisíaco.

3. CÉREBRO DE MACACO - País/Região - África

Rico em fósforo, proteínas e vitaminas, o cerebro de gorila é considerado afrodisíaco.

4. OMELETE DE LARVA DO BICHO-DA-SEDA - País/Região - Tailândia, China

São fritas com cebola cortada e servidas com um molho grosso ou misturadas em omelete. O recheio tem textura tenra, e a crisálida (a "casquinha" da larva) é crocante como um salgadinho.

5. SOPA DE CACHORRO - País/Região - Coréia do Sul, Sul da China, Hong Kong

Entre os coreanos, o cão é considerado um alimento energético Existe uma crença de que melhora o desempenho sexual dos homens. A venda da carne de cachorro já foi proibida por causa de protestos de protetores dos animais. Mas, em países como a Coréia do Sul, a fiscalização é frouxa e muitos restaurantes continuam fornecendo o prato.

6. CANGURU AO VAPOR - País/Região - Austrália

O gosto é comparado ao da carne de avestruz. Os pratos feitos com canguru são vendidos em mais de 900 restaurantes, desde pizzarias até serviços de quarto em hotéis cinco estrelas.

7. MORCEGO À CAÇAROLA - País/Região - China, Vietnã, sudeste da Ásia

Os morcegos que fazem parte do cardápio humano são os frutívoros, pois têm baixo teor de gordura. A textura de sua carne é comparada à dos frangos. Além da caçarola, também são servidos em sopa e lasanha de morcego. Acredita-se que a carne de morcego aumenta a potência sexual masculina e as chances de ter uma vida longa e feliz.

8. FAROFA DE FORMIGA - País/Região - Brasil

Saboreado em certas áreas do Sudeste brasileiro, a variedade preferida é o içá (ou saúva). Tem um gosto parecido com amendoim. Além de consumida em farofas, ela também pode ser torrada com tempero ou congelada para comer durante o ano. São ricas em proteína, têm baixo teor de gordura e alto teor de fósforo. Na China, as formigas são usadas para fabricar um vinho usado no tratamento de reumatismo e no fortalecimento dos músculos e ossos.

9. FILÉ DE PEIXE VENENOSO - País/Região - Japão

O peixe é o fugu (ou baiacu). Produz uma tetrodotoxina (veneno) dez vezes mais forte que o cianeto. Para que a iguaria não mate ninguém, o chef retira uma bolsa perto das brânquias com o veneno. Depois, ele fura a bolsa e espalha uma pequena dose da toxina sobre a carne do peixe, o que provoca um certo "efeito alucinógeno" em quem come!

Curiosidade - Por causa dos riscos da ingestão do alimento, os cozinheiros e chefs são exaustivamente treinados até ganharem permissão para preparar o fugu para consumo. Mesmo assim, cerca de 20 pessoas morrem por ano, intoxicadas pelo veneno do peixe!

10. ESCORPIÃO FRITO - País/Região - Cingapura O escorpião é um prato admirado pela maioria dos povos asiáticos. Grande parte dos países do continente degusta o pestisco usando hashi, esse par de varetas usado para levar a comida à boca.


Um comentário:

  1. sgt. edson pereira pol mil sp. ainda dizem por aí que o nordestino brasileiro, come mal, se liga no que essa gente come , estão pior do que a hiena, dão uma por ano, só comem porcaria ri de que?

    ResponderExcluir