sábado, 25 de julho de 2009

TIPOS DE COZINHAS

Quanto for planejar sua cozinha, é preciso analisar bem o espaço que você dispõe e qual será o papel da cozinha em seu cotidiano e estilo de vida.

Vão aqui, alguns exemplos de tipos de cozinha
  • Cozinha linear: É ideal para casas pequenas e médias. Tem pelo menos uma parede com 3 metros, permitindo uma organização linear da área de trabalho. Pode incorporar uma ilha, mas devem existir pelo menos 120 cm entre a bancada e a ilha, permitindo uma circulação fluida e não interferindo na abertura das portas e gavetas dos armários.
  • Cozinha paralela: É a preferida da maioria dos grandes chefs internacionais. Permite duas filas de armários/bancadas, resultando em mais espaço para organização e maior área de trabalho. As bancadas são posicionadas uma em frente à outra, com um espaço mínimo de 120 cm entre ambas. Esta opção normalmente não permite a existência de um espaço de refeição, a não ser que seja numa extremidade da cozinha.
  • Cozinha em U: Essa disposição adapta-se melhor a espaços maiores, tornando-os mais aconchegantes. Permite a colocação de grande quantidade de armários, gavetas e superfícies de trabalho. Mantenha a distância básica de 120 cm entre as bancadas, mas certifique-se que a distância entre o fogão e a geladeira não seja exagerada, pois isso afetaria a funcionalidade da cozinha.
  • Cozinha em L: É uma das disposições mais populares, sendo a solução perfeita para aproveitar todos os cantos do ambiente com instalação de armários e gavetas adicionais. A disposição em L permite ainda a integração harmoniosa de uma área de refeições ou de uma ilha.
  • Cozinha independente: Os móveis não são fixados, permitindo a liberdade de adicionar novos módulos e de mudar sua disposição sempre que desejar.
  • Ilha: A ilha pode ser adicionada à maioria das disposições de cozinha (com exceção da cozinha paralela). É construída usando os mesmos materiais utilizados para os armários e bancada, e posicionada no meio da cozinha. Tem diversas funções: mesa de refeição, bancada de trabalho, área de cocção, entre outras. A zona inferior da ilha é aproveitada para guardar bancos de apoio, embutir armários, gavetas ou prateleiras abertas. Também deve obedecer à regra de 120 cm de distância ao seu redor, para bancadas e armários.

Um comentário:

  1. Como contratar profissional para fazer uma cozinha em estilo "U"

    sandro
    ssmonografia@yahoo.com.br

    61 8423 6000

    ResponderExcluir